Um "Pac-Man" para acabar com o lixo espacial

Empresa suíça está a criar a tecnologia que poderá permitir recolher objetos do espaço.
Publicado a
Atualizado a

O primeiro objetivo é conseguir recolher um pequeno cubo (um satélite suíço), que há quatro anos está no espaço. Porém, o Clean Space One poderá transformar-se num autêntico Pac-Man espacial, pois poder recolher o muito lixo que se vai acumulando na órbita da Terra. Ou seja, poderá ser a solução para acabar com o lixo espacial.

[youtube:pclqbhRKkdM]

A EPFL está a desenvolver um satélite que irá atuar como um verdadeiro Pac-Man. Uma enorme rede em forma de cone irá "engolir" o lixo que apanhar e é por isso que a equipa da empresa suíça apelidou a nova máquina de "Pac-Man gigante". A previsão é que o Clean Space One seja lançado para o espaço em 2018.

O pequeno Swiss Cube (tem apenas dez centímetros de lado) está no espaço há quatro anos. O tempo de vida era suposto ser de seis meses a um ano, mas superou (e muito) as expectativas. Agora a EPFL quer recuperá-lo, naquele que pode ser o primeiro passo para uma importante limpeza espacial, pois são 150 mil "coisas" que estão a orbitar o planeta. Mas não será tão fácil como possa parecer, é que dado ao tamanho diminuto do Swiss Cube, a primeira grande dificuldade será mesmo encontrá-lo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt